Ícone do site Contabilidade em Estrela – RS | ZW Contabilidade

O que é o contrato social? Saiba como obter para a sua empresa

O Que é O Contrato Social Saiba Como Obter Para A Sua Empresa - Contabilidade em Estrela - RS | ZW Contabilidade

O que é o contrato social? Saiba como obter para a sua empresa

Tudo que você precisa saber sobre o contrato social está aqui. Confira agora!

Se você pretende abrir uma sociedade, o contrato social é imprescindível para o seu registro legal. 

Afinal, esse documento é obrigatório para a constituição de qualquer tipo de sociedade, seja ela limitada, anônima, simples, cooperativa, etc. 

Ele é equivalente à certidão de nascimento de uma pessoa física, pois confere existência jurídica à empresa.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ZW Contabilidade pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Mas o que deve conter no contrato social e como obter o seu? Descubra agora!

O que é o contrato social?

O contrato social é um documento que estabelece o acordo entre os sócios de uma empresa, formalizando a sociedade. 

Ele define todas as regras da sociedade e fatores, como:

Entretanto, vale ressaltar que o contrato social deve ser elaborado conforme as normas do Código Civil e do tipo societário escolhido pelos sócios. 

Além disso, deve ser assinado por todos os sócios e por um advogado.

Você também pode se interessar por:

Por que o contrato social é importante?

O contrato social é importante por vários motivos, mas, principalmente, por:

Portanto, além de ser um elemento obrigatório, ele é fundamental para a sua empresa, não é mesmo?

Mas o que deve conter no contrato social?

O conteúdo do contrato social varia conforme o tipo societário escolhido pelos sócios, mas, de modo geral, deve conter as seguintes informações:

Atenção: o contrato social deve ser redigido com clareza, precisão e coerência, evitando ambiguidades, contradições ou omissões que possam gerar dúvidas ou divergências futuras. 

Além disso, deve ser adaptado às especificidades de cada negócio, levando em conta as características, os objetivos e as expectativas dos sócios.

Como obter o contrato social para a sua empresa?

Para obter o contrato social para a sua empresa, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Escolher o tipo societário mais adequado ao seu negócio, considerando as vantagens e desvantagens de cada um.
  2. Definir os sócios, as suas participações no capital social, as suas responsabilidades e os seus direitos.
  3. Definir a atividade econômica que a empresa irá exercer, verificando se há alguma restrição legal ou regulatória.
  4. Realizar um acordo com os sócios sobre as cláusulas do contrato.
  5. Elaborar o contrato social, seguindo as normas do Código Civil e do tipo societário escolhido.
  6. Garantir a assinatura de todos os sócios e de um advogado.
  7. Registrar o contrato na Junta Comercial ou no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, conforme o caso.

Seguindo esses passos, será possível solicitar o CNPJ na Receita Federal, obter as licenças e autorizações necessárias, e começar a operar a sociedade.

Mas sabemos que elaborar o contrato social e constituir uma sociedade não é uma tarefa fácil.

Por isso, é essencial contar com o auxílio de um profissional especializado, com os especialistas da ZW Contabilidade.

Conosco, você garante soluções completas para o registro e funcionamento da sua empresa.

Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

QUERO AJUDA DA ZW CONTABILIDADE!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile