E-Social: quais as obrigações da sua empresa com a plataforma?

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Atualizado em Abril de 2023.

Entenda quais são as obrigações da sua empresa com o E-Social

Saiba quais são as obrigações a serem cumpridas por sua empresa com a plataforma do E-Social e como se adequar às suas necessidade.

O E-Social é uma plataforma digital criada pelo Governo Federal para facilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas pelas empresas.

Através do sistema, é possível unificar o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias em um único local, garantindo mais eficiência e transparência na gestão dos dados.

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Neste sentido, é fundamental buscar informações e se preparar para a implementação do sistema.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto em nosso artigo!

O que é e para que serve o E-Social?

O E-Social é uma plataforma online do governo federal brasileiro que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para empresas e outras pessoas.

Ele foi criado para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, permitindo que seja comunicado ao governo federal a situação de vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, entre outras informações.

O objetivo do E-Social é minimizar a obrigação das empresas e garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Como se cadastrar no E-Social?

Para se cadastrar na plataforma do E-Social, é necessário seguir algumas etapas.

Abaixo, apresentamos quais são elas. Veja!

  1. Acesse o site do sistema;
  2. Clique na opção “Cadastrar Empregador”;
  3. Preencha as informações solicitadas;
  4. Crie uma senha de acesso;
  5. Cadastre um certificado digital válido.

Com esses passos concluídos, o empregador estará apto a utilizar o sistema e enviar as informações trabalhistas de seus funcionários para o Governo Federal.

É importante lembrar que o E-Social é obrigatório para todas as empresas, incluindo MEI e Microempresas, e que o não cumprimento das exigências pode acarretar multas e questões legais.

Quais as vantagens de utilizar a plataforma?

Existem diversas vantagens em utilizar o E-Social em sua empresa.

Uma das principais é a simplificação do envio de informações trabalhistas, que antes eram enviadas em diversas plataformas diferentes.

Com ele, é possível enviar todas as informações em um único lugar, reduzindo erros e otimizando o processo de envio.

Além disso, o sistema permite o cruzamento de informações entre diferentes órgãos do governo, aumentando a transparência e reduzindo a possibilidade de fraudes.

O E-Social também ajuda na gestão do trabalho, ao permitir o controle de horas extras, férias e demais obrigações trabalhistas.

Por fim, o sistema facilita a fiscalização e o cumprimento das obrigações legais, evitando multas e garantindo transparência por parte do governo.

Quais as obrigações de uma empresa com o E-Social?

As empresas precisam cumprir diversas obrigações trabalhistas no E-Social, que é uma plataforma online do governo federal brasileiro que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para empresas e outras pessoas jurídicas.

Entre as obrigações trabalhistas que as empresas precisam cumprir estão:

  • Fornecimento do custeio de deslocamento do colaborador entre sua residência e trabalho, assim como do percurso contrário;
  • Informar processos trabalhistas por meio do E-Social;
  • Registrar informações referentes a condenações definitivas na Justiça do Trabalho;
  • Realizar cálculos trabalhistas, como 13.º salário, férias, verbas variáveis e folha de pagamento; entre outros.

O E-Social permite que as empresas acessem operações mais parametrizadas, com menos erros de informações, tornando o processo mais simples e centralizando as informações dos colaboradores, evitando assim riscos de falhas nos relatórios.

Tenha uma gestão trabalhista eficaz e evite problemas com o E-Social

É importante que as empresas tenham uma equipe especializada em gestão trabalhista, que possa acompanhar as mudanças na legislação e garantir que as obrigações trabalhistas ocorram corretamente.

Uma gestão trabalhista eficiente pode minimizar os riscos de falhas nos cálculos e garantir que as empresas cumpram suas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Dessa forma, nós, da ZW Contabilidade, oferecemos um serviço de gestão contábil, trabalhista e tributário, que visa auxiliar e dar o devido suporte aos nossos clientes para controlar as movimentações patrimoniais.

Buscamos otimizar nossos serviços através da tecnologia, fornecendo maior agilidade nos processos rotineiros.

Nossas plataformas integram todos os fatores trabalhistas com nossos clientes, para uma execução dos trabalhos e cumprimento das obrigações dentro do prazo estabelecido.

Além disso, estamos atentos aos direitos e deveres dos colaboradores, a fim de garantir um clima organizacional positivo e gerar bons resultados para sua empresa.

Conte com a ZW Contabilidade

A ZW Contabilidade oferece uma série de serviços para auxiliar em sua rotina, além de um time de profissionais altamente qualificados e prontos para atender as suas necessidades.

Cuidaremos de todas as burocracias trabalhistas de sua empresa, enquanto você poderá focar em outros pontos importantes de sua gestão.

Dessa forma, evitamos maiores problemas junto aos seus colaboradores, com o cumprimento de todas as obrigações pertinentes à plataforma do E-Social.

Portanto, conte conosco e tenha maior tranquilidade para atingir seus objetivos.

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