Saiba como calcular a precificação correta do seu produto
A precificação justa é essencial para manter o bom posicionamento no mercado e a saúde financeira da empresa
A precificação correta dos produtos é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Ela é responsável por determinar o preço de venda dos produtos, o qual é a principal fonte de receita da empresa.
Por isso, saber como precificar corretamente os produtos é uma habilidade essencial para todo empreendedor.
É preciso considerar inúmeras variáveis para chegar ao preço final. Determinar, por quanto vender um produto não é uma tarefa sentimental ou pessoal, mas sim fundamentada em números, objetivo, posicionamento de marca e outros fatores.
Neste artigo falaremos sobre como definir o peço dos produtos utilizando a técnica Markup. Um dos modelos mais eficientes para se ter um retorno que cubra os custos e traga o lucro necessário para a continuidade e crescimento do seu negócio.
O que é precificação?
Precificação é o processo de determinar o preço de venda de um produto ou serviço. Esse procedimento envolve a consideração de vários fatores, como o custo com fornecedores, as despesas administrativas e logísticas, a margem de lucro desejada e a análise do mercado e da concorrência.
O objetivo da precificação é definir um preço que seja justo para o cliente e, simultaneamente, lucrativo para a empresa.
A precificação adequada é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, já que um preço muito alto pode afastar os clientes, enquanto um preço muito baixo pode reduzir a margem de lucro e prejudicar a saúde financeira da empresa, impedindo o crescimento.
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Método de precificação Markup
O método markup é uma das técnicas de precificação mais utilizadas pelas empresas. Esse método é baseado em uma fórmula simples que permite que a empresa calcule o preço de venda de um produto ou serviço, considerando todos os custos envolvidos na produção (ou de aquisição) e o lucro desejado.
O método markup é eficaz especialmente para empresas com muitos produtos de preços variados.
Antes de entrarmos diretamente na matemática do markup, precisamos definir quatro fatores essenciais para a fórmula ter o resultado ideal.
- Despesas fixas: as despesas fixas são aquelas que não apresentam uma relação direta com as vendas. Ou seja, independem do volume produzido, comprado ou vendido. São custos que a empresa precisa ter para se manter operando, mesmo que não haja uma demanda imediata dos clientes. Por exemplo, salários, internet, aluguel, serviços de limpeza, dentre outros.
- Despesas variáveis: as despesas variáveis são gastos que estão relacionados à produção ou aquisição de produtos, mas não devem ser confundidos com custos. Elas são chamadas assim porque o seu valor total pode variar conforme as vendas, produção ou outras atividades da empresa. Entre os exemplos de despesas variáveis podemos citar os fretes, embalagens, impostos, comissões de venda e outros.
- Custo: o custo é o preço direto pago para produzir ou adquirir um produto de um fornecedor.
- Lucro: é a margem financeira positiva que o empresário deseja ter com a venda. Essa definição de lucro envolve inúmeros fatores, como posicionamento de mercado, comparação com a concorrência, o valor que o produto agrega e afins.
A fórmula do markup é a seguinte:
Markup = 100 / (100 – % despesas variáveis – % despesas fixas – % lucro desejado)
A partir do markup, o cálculo do produto acontece com a seguinte fórmula:
Preço de venda = custo do produto x markup
Vamos ver um exemplo prático de como funciona o método:
Suponha que o custo de um produto para ser vendido ou revendido é de R$ 50,00. O empresário deseja obter uma margem de lucro de 30%. As despesas variáveis são de 20%, e as fixas de 15%.
Basta substituir os valores na fórmula:
Markup = 100 / (100 – 20% – 15% – 30%)
Markup = 100 / 35%
Markup = 2,8571 (ou 285,71%)
Isso significa que a empresa precisa adicionar 285,71% ao custo do produto para obter o preço de venda.
Vamos calcular o preço de venda:
Preço de venda = R$ 50,00 x 2,8571
Preço de venda = R$ 142,86
Portanto, para atingir a margem de lucro desejada, a empresa deve vender o produto por R$ 142,86.
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A precificação de produtos é claramente um ponto-chave para a manutenção e o crescimento de qualquer negócio. Colocar o preço abaixo do mercado para conquistar clientes não quer dizer que a empresa irá crescer. É importantíssimo se atentar se o preço de venda estipulado está cobrindo os custos e trazendo lucros para a empresa.
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