Entenda a diferença entre lucro e faturamento

Você Sabe A Diferença Entre Lucro E Faturamento Atenção à Importância De Cada Um Blog (1) - Contabilidade em Estrela - RS | ZW Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Será que existe diferença entre lucro e faturamento? 

Conheça a diferença entre lucro e faturamento e otimize a gestão da sua empresa. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro

O lucro e o faturamento são dois termos diferentes e que também servem como medidas de desempenho para toda empresa; sendo assim, conhecer a diferença entre lucro e faturamento é um passo importante para entender o desempenho do seu negócio. 

Ambas os conceitos podem dizer algo importante sobre seu negócio, principalmente sobre como está sendo a gestão do seu empreendimento. 

Nesse sentido, a compreensão da diferença entre lucro e faturamento é crucial ao analisar as demonstrações financeiras. 

Dito isso, a seguir, explicamos as diferenças entre esses dois termos para que você possa monitorá-las efetivamente.

O que é faturamento?

O primeiro conceito que vamos analisar é o faturamento. 

Ele pode ser entendido como a quantidade de dinheiro que você ganhou com as vendas do seu produto ou serviço. 

Faturamento também pode ser compreendido como a receita bruta de seu negócio.

Nesse contexto, a receita é a quantidade de dinheiro que você ganhou com seu produto ou serviço.

Antes de a gente passar para o próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar na gestão do seu empreendimento:

O que é lucro?

A seguir, vamos olhar para o lucro. 

O lucro é usado para mostrar quanto dinheiro seu negócio ganha, ou quanto você ganhou depois de contabilizar todas as despesas. 

Também o lucro é calculado tomando a receita de seu negócio e subtraindo quaisquer despesas que você tenha incorrido durante um determinado período de tempo, como um trimestre ou um ano. 

O lucro também costuma ser usado para mostrar quanto dinheiro seu negócio ganhou depois de contabilizar todas as despesas. 

Nessa perspectiva, ele é calculado tomando a receita de seu negócio e subtraindo quaisquer despesas e custos que você tenha incorrido durante um determinado período de tempo.

Qual é a diferença entre lucro e faturamento? 

A gente pode perceber que o faturamento pode ser compreendido como a receita bruta de seu negócio, enquanto o lucro é a quantidade de dinheiro que seu negócio fez depois de contabilizar todas as despesas e os custos. 

O lucro é calculado tomando a receita de seu negócio e subtraindo quaisquer despesas que você tenha incorrido durante um determinado período de tempo.

O que é mais importante?

Conhecer ambos é necessário, principalmente quando se trata da diferença entre lucro e faturamento, e isso vai ajudar você a ter mais eficiência ao gerir sua empresa.

Ao entender os números ligados ao faturamento do seu negócio, você consegue saber de onde estão vindo suas receitas, quais áreas estão sendo mais lucrativas e precisam de maiores investimentos.

Por meio da informação, você também consegue identificar se sua equipe de vendas está conseguindo alcançar suas metas, o que facilita encontrar formas de otimizar sua administração.

Tratando-se dos lucros, você consegue saber se seu negócio está dando o retorno esperado, ou seja, se os seus esforços estão sendo devidamente compensados.

Ainda, permite entender se os seus preços estão de acordo com as necessidades da empresa, se, de fato, os valores praticados conseguem cobrir todos os seus gastos.

Como acompanhar a receita e o lucro juntos

Agora que definimos lucro e faturamento, bem como estabelecemos que ambos são informações importantes em seu negócio, precisamos entender como é possível acompanhar esses valores. 

Inicialmente, é necessário que você conte com rotinas eficientes, as quais permitam registrar toda entrada e saída de mercadorias em seu negócio.

Isso ajudará você a conhecer, de perto, as receitas do seu empreendimento.

Também é fundamental que todo gasto seja registrado no seu empreendimento, desde aqueles ligados à aquisição de mercadorias e insumos, taxas bancárias, dentre outros.

Isso permitirá conhecer o lucro do seu negócio com mais facilidade.

Nesse sentido, um ponto importante, o qual deve ser considerado, é ter rotinas que deem suporte ao registro adequado dessas informações.

Isso será importante, pois é a partir dessas informações que serão gerados relatórios os quais vão permitir que você possa acompanhar os números da sua empresa de maneira adequada.

Outro aspecto importante é que, para que esses relatórios demonstrem números que, de fato, representem a realidade da sua empresa, você precisa considerar as provisões, ou seja, o reconhecimento de despesas que ainda não ocorreram, mas que seu empreendimento tem a obrigação de pagar.

Exemplo disso são aquelas ligadas ao seus colaboradores, como o pagamento de férias.

Nesse viés, para que você entenda os números do seu negócio ligados ao lucro e ao faturamento, é fundamental contar com a ajuda de uma contabilidade, visto que ela conhece as técnicas necessárias para fazer esse levantamento.

Clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar você nesse assunto:

Gestão Contábil em Estela RS

ZW: apoio para sua empresa crescer com sustentabilidade

Como deu para perceber, por meio da nossa conversa, para ter sucesso como empresário, conhecer o lucro e o faturamento são duas informações que devem ser seguidas de perto. 

Ao entender a diferença entre receita e lucro e manter o controle dessas métricas ao longo do tempo, você estará um passo mais próximo do sucesso. 

Isso porque essas métricas permitem que você saiba como seu negócio está funcionando bem ao longo do tempo. 

Eles permitem que você saiba o que está funcionando e o que não está, para que você possa fazer os ajustes necessários visando manter seu negócio crescendo.

Lembrando que, para ter mais facilidade no acompanhamento dos seus resultados, incluindo faturamento e lucro, é importante contar com o apoio de uma contabilidade.

Nós, da ZW, temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa e para tornar o seu dia a dia bem mais simples.

Contamos com uma equipe altamente treinada, preparada para ajudar na gestão do seu empreendimento.

Podemos auxiliar você tanto no acompanhamento dos seu lucro e faturamento quanto na redução de custos do seu negócio.

Quer saber como?

Clique  no botão abaixo e converse com a gente!

Preciso ter mais controle sobre meus números

5/5 - (1 vote)
Summary
Entenda a diferença entre lucro e faturamento
Article Name
Entenda a diferença entre lucro e faturamento
Description
Conheça a diferença entre lucro e faturamento e otimize a gestão da sua empresa. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro
Author
Publisher Name
ZW Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!